quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Testado e Aprovado - Livro: Pilates para Grávidas

Mais um tópico sobre o tema TESTADO E APROVADO!!!

Toda grávida sabe que durante a gravidez, o ideal é que além de uma dieta equilibrada (o que não era o meu caso...kkk) devemos fazer algum tipo de exercício físico. Eu sempre adorei malhar, ratinha de academia total, mas ir a academia durante a gravidez estava meio fora de cogitação, sem dinheiro, sem tempo e sem vontade.

Então pesquisando na internet, encontrei um livro que foi muito bom, e me preparou bem para enfrentar o parto normal. Eu já era praticante de pilates, então tinha uma boa noção de respiração, sim porque respirar corretamente é a primeira aula a ser aprendida, e da maioria dos exercícios propostos. Esse livro é bem explicado, cheio de ilustrações e requer pouquíssimos acessórios para a pratica (faixa elástica e um pesinho de 1 kg).

Sugestão de Livro

É claro, que tem sempre a recomendação de procurar um médico antes de qualquer pratica esportiva, o que dirá para as grávidas então.

Quando disse que estava praticando pilates, meu obstetra, só faltou dar pulos de alegria!!! Disse-me que estava ajudando-o a fazer o trabalho dele. E pudera né gente...

Olha a descrição do livro: O pilates trabalha de maneira suave e eficaz o fortalecimento e alongamento dos músculos, bem como a força postural e o equilíbrio. Adequado mesmo para iniciantes, este livro apresenta exercícios seguros e de baixo impacto que farão com que a gestante se sinta saudável, fortalecida e confortável durante os nove meses e após o parto.

Pilates para Grávidas apresenta exercícios que:
- fortalecem dois grupos musculares extremamente importantes: os do assoalho pélvico e os abdominais;
- melhoram a postura e proporcionam uma coluna saudável;
- incluem técnicas de respiração para liberar a tensão e promover relaxamento;
- ajudam a recuperar a forma rapidamente após o parto.

TOTALMENTE VERDADE!!! Senti muita diferença na musculatura pélvica, quase não senti dores nas costas...pratiquei pilates durante toda a gravidez e a serie de exercícios não duram mais de 15 minutos!!!

Mas vamos deixar claro, que o ideal é que realmente faça pilates com acompanhamento profissional. Não é para sair comprando o livro por aí, e achar que sairá certificada por conseguir fazer os exercícios. Tenha consciência que a prática incorreta pode gerar prejuízos. Discernimento e responsabilidade!!!

#dica
Pra quem mora no RJ, tenho uma ótima indicação a fazer...a prima Camila Bildner tem um estúdio de Pilates  na Barra (o link está a direita da página - Coisinhas Legais) e com certeza terá o maior prazer em orientá-las a praticarem o Pilates, estando grávidas ou não!!!  =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário