terça-feira, 26 de junho de 2012

Diário da Cat - 5º mês

Vamos agilizar o setor, porque daqui a pouco a Catarina completa 1 aninho e ainda nem terminei o diário...kkk.

No quinto mês "para nossa alegria" a Cat começou a comer o pé....kkk. Tudo bem, confesso que a mamãe ajudou um pouquinho ensinando como se faz. Mas o legal foi saber da pediatra dela que isso é coisa para bebês de 8 meses. É claro que a mamãe estufou o peito de tanto orgulho da filhota apressadinha!!!

Comendo o pé...hummmm

Mês de fevereiro é mês de carnaval. O bolinho e a roupinha deste mêsversário foram especiais. Adooooro essas datas em que fazemos uma produção especial na Cat!!! A fantasia na verdade eram peças transformadas do próprio guarda-roupa, na verdade da própria cômoda...kkk. Pegamos um body de mulher maravilha que comprei na Baby Rocks e um shortinho azul no qual colamos umas estrelinhas de tecido. A faixinha na cabeça é artesanal, feita com fita de cetim colada em papelão. Ficou legal né?!

Além disso, a Catarina estava quase sentando sozinha (ainda com apoio). Com bem mais coodernação motora ela já conseguia segurar a mamadeira sozinha. Por falar em mamadeira comecei a ensiná-la a beber copos de treinamento, daqueles pequenos com alças e bico de silicone flexíveis, melhor ainda se for anti derramamento...kkk. Minha sugestão: marca Avent. Para mim o quanto antes tirar esse h´bito de mamadeira melhor!!!

Ahhh...ela também sabe quem é a Catarina e atende pelo nome. Preciso agora dizer como um mantra o nome completo dela para quando precisar dar aquela bronquinha mais enérgica dizer...Catarina Midori Watanabe Frade, porque a bichinha está cada dia mais levada da breca!!!

É Carnaval!!!

Uma coisa importante nesse mês foi que comecei a introduzir frutinhas no cardápio da Catarina. Fizemos um planejamento para minha volta ao trabalho, de forma que no dia do retorno ela já estivesse comendo papinhas salgadas. Iniciamos com 1 semana de papinha ou fruta amassadinha em substituição a uma mamadeira, sendo de manha ou a tarde. Na semana seguinte incluímos a papinha salgada apenas no almoço e prolongamos por mais 7 dias. Passado este período, adicionamos a janta. Vou procurar a receitinha da primeira papinha da pediatra e posto aqui para vocês. Assim, quando eu voltei a trabalhar ela já podia se virar bem sem o peitinho da mamãe.

E a rotina de alimentação dela a partir desse dia se resume:

05h30 - mama no peito
08h30 - mamadeira de LM* (leite materno) ou LA (leite artificial) - consegui tirar leite até o 8º mês, a partir disso a produção de leite diminuiu bastante e hoje ela mama mamadeira de LA - Aptamil 2
10h - fruta (mamão, abacate, banana com aveia, pera, maça, morango) ou suco (laranja lima, maça)
12h - almoço
14h - mamadeira de LM ou LA 
16h - fruta ou suco
18h - janta
20h30 - mama no peito

Observação importante: quando introduzimos a janta...houve o maior episódio de intestino preso!!! Que após alguns dias solucionamos com o tradicional supositório de glicerina...kkk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário