sexta-feira, 29 de junho de 2012

Primeira Papinha

Mamães, hoje vou colocar uma receitinha básica para a primeira papinha. Os créditos dessa receita vão para a pediatra da Cat, a Dra. Raquel Quiles, pessoa a qual confio muito. # Fica a dica para quem ainda não tem pediatra!


Crédito Foto: babydicas.com.br


Ingredientes:
- 100 g de carne (boi, frango ou gema de ovo cozida) cortada em pedaços pequenos,
- 1 colher de sopa de cereal (arroz, milho, fubá, macarrão, aveia, etc)
- 1 legume / tubérculo (cenoura, batata, beterraba, ababrinha, chuchu, mandioca, abóbora, couve-flor, etc)
- 1 colher de sopa de leguminosa (grãos - feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico, etc)
- 1 folha verde (couve, escarola, espinafre, repolho, almeirão, agrião, etc)

Preparo:
Coloque em uma panela 1/2 litro de água filtrada fria. Junte os ingrediente numa panela e leve ao fogo. Quando estiver tudo molinho amasse com o garfo.


PS: Pela primeira vez vi uma utilidade para o mixer lá de casa. Ao invés de amassar no garfo eu bato as papinhas no mixer. O bom é que você pode controlar a textura de acordo com as pulsadas no aparelho. Eu sempre deixo a consistência da comida mais para pedaçuda do que para líquida.


Orientações:
- Não bata os ingredientes no liquidificador, porque além de prejudicar o processo de mastigação, estaremos tirando a oportunidade da criança conhecer os sabores e as texturas dos alimentos.
- Dê a sopa com colher.
- Começe dando pequena quantidade de sopa e vá aumentando gradativamente até deixar resto.
- Dois a três dias depois do início da sopa, coloque uma colher de chá de óleo (azeite) e outros temperos como cebola, alho, cheiro verde, tomate.

Dicas:
- Varie a sopa trocando os alimentos um por vez.
- Quando a criança estiver aceitando bem a comida, coloque pelo menos 2 alimentos dos grupos de legumes e verduras.
- O suco (ou papa) de fruta pode ser dado(a) de sobremesa, inclusive, os sucos de frutas cítricas, pois melhoram a absorção do ferro da dieta.


Acostumado com o sabor adocicado do leite e das frutas, o bebê terá agora que aprender a gostar dos alimentos salgados! Se a criança não aceitar a papa ou sopa salgada, nunca ofereça a mamadeira, porque eles podem preferir o leite a comida, pois além do gosto já conhecido, é de mais fácil ingestão. Caso desista da comida e ofereça a mamadeira, será mais difícil da criança se acostumar com os alimentos salgados e sólidos. Por isso, caso ela não queira comer no momento, o certo é esperar algum tempo e tentar oferecer novamente a comida quando estiver com mais fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário